segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Ciência segundo B. F. Skinner

O objetivo da ciência não é somente compreender, mas também exercer controle sobre seu objeto de estudo e os eventos estreitamente relacionados. Ela é mais do que a mera descrição dos acontecimentos à medida que ocorrem. É uma tentativa de mostrar que certos acontecimentos estão ordenadamente relacionados com outros.
Para aplicar os métodos da ciência aos assuntos humanos é preciso pressupor que o comportamento é ordenado e determinado. Esta é, de fato, uma possibilidade que desagrada a muitas pessoas por se opor a uma tradição de longo tempo, que encara o homem como um agente livre, cujo comportamento é fruto de de mudanças interiores espontâneas, ao invés da condições antecedentes específicas.
Diferente de outras formas de conhecimento, na ciência é mais comum que os cientistas rejeitem suas próprias autoridades quando interferem com a observação da natureza, de modo a aceitar os fatos mesmo quando eles se opõe a seus desejos.
O comportamento como uma matéria científica é difícil, não porque seja inacessível, mas porque é extremamente complexo. Desde que é um processo, e não uma coisa, não pode ser facilmente imobilizado para observação. Como algo mutável e fugaz, faz grandes exigências técnicas de engenhosidade e energia do cientista.
Na física o príncipio da indeterminação diz que há circunstâncias sob as quais o físico não pode obter toda informação relevante, ou seja, optando por observar um evento não poderá observar outro. Certos eventos também parecem ser imprevisíveis no campo do comportamento humano. Entretando, isso não prova que esses eventos sejam livres ou asbitrários. Quando não somos capazes de avaliar processos complexos, não se segue que o comportamento humano seja livre, mas somente que pode estar além do atual alcande de uma ciência do comportamento.
É comum que se argumente que a razão não pode compreender a si mesma, como se o comportametno requerido para se entender o próprio comportamento deva ser alguma coisa além do comportamento que é compreendido. Apesar do conhecimento estar delimitado pelas limitações do próprio organismo que conhece, mas as leis e sistemas da ciência visam diminuir a relevância do conhecimento de eventos particulares. Ou seja, o homem não precisa conhecer todos os fatos de um dado campo, mas sim compreender todas as espécies de fatos.Não há razão para supor que o intelecto humano seja capaz de compreender e formular os príncipios básicos do comportamento. Apesar de cada indivíduo ser único, seu comportamento deve estar sujeito a príncipios gerais que define a singularidade de outros indivíduos.
Sobre os termos "causa" e "efeito", Skinner diz que:

[...] já não são usados em larga escala na ciência. [...] Os termos que os substituem, contudo, referem-se ao mesmo núcleo fatual. Uma 'causa vem a ser uma 'mudança em uma variável independente' e um 'efeito', uma 'mudança em uma variável dependente'. A antiga 'relação de causa e efeito' transforma-se em uma 'relação funcional'. Os novos termos não sugerem como uma causa produz o seu efeito, meramente afirmam que eventos diferentes tendem a ocorrer ao mesmo tempo, em uma certa ordem. [...] (Skinner, 2007, p. 24)

2 comentários:

Anônimo disse...

Visitem o Blog http://manifestobehaviorista.blogspot.com.br/

Faça download dos Livros de B. F. Skinner!

I. Ciência e Comportamento Humano
II. Walden II
III. Sobre o Behaviorismo

Em breve o blog Manifesto Behaviorista estará disponibilizando novos downloads...

Anônimo disse...

Visitem o Blog http://manifestobehaviorista.blogspot.com.br/

B. F. Skinner | Download dos Livros, Artigos Científicos, Entrevistas, Capítulos de Livros, Prefácios e Outros...

Lista de Download:

1.Ciência e Comportamento Humano

2.Walden II

3.Sobre o Behaviorismo

4.O Comportamento Verbal

5.O Mito da Liberdade

6.A Análise Operacional de Termos Psicológicos

7.O Que e Comportamento Psicótico

8.O Papel do Meio Ambiente

9.Entrevista Revista Veja – Ano 74

10.Vida Interior

11.Humanismo e Behaviorismo

12.Seleção Por Consequências

13.Entrevista Revista Veja –
Ano 83

14.A Evolução do Comportamento

15.O Que Esta Errado Com a Vida Cotidiana No Mundo Ocidental

16.Uma Alternativa Humanista
aos 12 Passos do A.A.

17.Comportamento Governado Por
Regras

18.A Psicologia Pode Ser Uma Ciência da Mente?

19.O Eu Iniciador

20. O Lado Operante da Terapia Comportamental

21.O Lugar do Sentimento na Análise do Comportamento

22.Um Breve Exame do Comportamento Operante

Baixe e Aproveite!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...