quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Visão condicionada: vendo o que os outros não vêem



Nós podemos ver um estímulo X não apenas quando X está presente, mas quando qualquer estímulo que frequentemente o acompanha estiver presente. A sineta utilizada por Pavlov no estudo de reflexos condicionais nos servirá de exemplo. Se a sineta tivesse sido pareada com a apresentação de alimento, poderiamos enxergá-lo "mentalmente" com o tocar da sineta, mesmo que o alimento não nos fosse apresentado depois. Sucessivas apresentações do sino sem o alimento extinguiriam as respostas de salivar e enxergar. Os eventos ditos "mentais" por si próprios não são a causa do comportamentos, e na teoria Behaviorista Radical, eles próprios constituirão um comportamento, cuja diferença dos demais esta no fato de só serem acessíveis ao sujeito que se comporta (eventos privados/comportamentos encobertos).
Vemos os objetos familiares mais rápida e facilmente do que os não-familiares. Durante um jogo de cartas seria mais provável que uma pessoa se engane em ter visto visto um ás de ouros ou de copas se tiver visto algo vermelho antes. O mesmo ocorre para o estímulo verbal "copas", que poderá evocar a visão do vermelho.
Experimentalmente pode-se mostrar um coração impresso em preto para uma pessoa familiarizada com baralhos por um curto período de tempo; por vezes ele será visto como vermelho ou como uma mistura de preto e vermelho (algo como púrpura). Com a exposição da carta por um maior período de tempo o estímulo presente suplanta a resposta condicionada de ver vermelho, ao passo que uma breve apresentação leva a "fusão" das respostas condicionadas e incondicionadas.
Respostas visuais são extremamente importantes em nossa vida, o que explica a grande quantidade de respostas condicionais desse tipo.

Explicação funcional para as "falhas" de percepção

A visão condicionada ajuda-nos a entender porque temos a tendência a ver o mundo de acordo com nossa história.
As teorias da percepção tratam da maneira como enxergamos círculos completos em "círculos" em que esta faltando um pequeno segmento. Entretando, ver um círculo incompleto não seria impossível para um sujeito que trabalhasse diariamente em uma manifatura de certos tipos de anéis de pistão. O mesmo exemplo serve para diversas das "ilusões de ótica" (vejam algumas: 1, 2, 3).

Análise funcional e sinestesia

Alguns sinestetas vêem números coloridos. Algo do tipo poderia ocorrer se uma criança aprendesse a responder a números em um livro no qual a forma geométrica poderia levar a resposta condicionada de ver a cor correspondente. Ao falar 7, a criança seria levada a duas respostas condicionadas, ver a forma 7 e ver a cor associada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...